Porque revimos a consulta
A consulta de orientação é a primeira conversa entre o proprietário e a nossa equipa: uma hora para perceber o imóvel, os objetivos de quem o possui e as alternativas que fazem sentido. Ao longo das últimas semanas, com a chegada do outono e o regresso de muitos proprietários às decisões que adiaram durante o verão, reparámos que a conversa ganhava com um pouco mais de preparação antes de nos sentarmos à mesa.
Por isso mantivemos o essencial, que é ouvir com calma, e mudámos a forma de arrumar o que se diz. Sou analista de imóveis e participo nas consultas sempre que há dúvidas sobre o estado ou o enquadramento de um espaço. Vi de perto como uma hora pode render muito mais quando os temas seguem uma ordem simples e ninguém sente pressa.
Não se trata de uma consulta diferente, nem de um serviço novo. Trata-se de a mesma conversa decorrer de maneira mais organizada, para que o proprietário saia com ideias claras e não com mais perguntas do que trouxe.
Uma pergunta antes da reunião
A principal novidade é um pequeno guião de perguntas que enviamos depois de o pedido de consulta ser agendado. São perguntas simples, que o proprietário pode responder em casa, sem pressas: de que imóvel se trata, se está habitado ou desocupado, desde quando, e o que gostaria de ver resolvido nos próximos meses.
Esta preparação não substitui a conversa. Serve para que, quando a reunião começa, já tenhamos uma ideia do ponto de partida e possamos dedicar o tempo ao que realmente interessa. Quem prefere não responder antes pode fazê-lo durante a consulta, sem qualquer prejuízo.
Há proprietários que, só ao escrever as respostas, percebem que a prioridade não era a que pensavam. Uma casa herdada, por exemplo, pode levantar primeiro uma questão de manutenção e só depois uma questão de utilização. Tomar consciência disso em casa poupa tempo à mesa.
- Que imóvel está em causa e onde se situa
- Se está habitado, desocupado ou ocasionalmente usado
- O que o proprietário gostaria de decidir primeiro
Como decorre a hora
A conversa segue agora três momentos. No primeiro, a Helena Martins ouve o proprietário falar do imóvel e da sua história, porque muitas decisões dependem de razões pessoais que nenhum documento mostra. No segundo, analisamos em conjunto o que é possível: utilização própria, arrendamento ou outro aproveitamento do espaço.
No terceiro momento, resumimos as alternativas em palavras simples e indicamos o que cada uma exigiria em tempo, custos e cuidados práticos. Não apresentamos uma só resposta como a certa. O objetivo é que o proprietário compreenda o que está em cima da mesa e possa decidir ao seu ritmo.
Quando a reunião termina, nada fica por assinar nem por decidir. O proprietário leva consigo as notas da conversa e, se o desejar, pode pedir mais tarde uma análise do imóvel ou uma comparação escrita das opções, serviços que existem à parte e têm o seu próprio preço.
O que deve trazer à consulta
Para aproveitar bem a hora, ajuda trazer alguns elementos que o proprietário já tem em casa. Não é preciso reunir uma pasta completa nem procurar documentos difíceis de obter. O que importa é que a conversa parta de factos e não de memórias aproximadas.
A caderneta predial e a certidão do imóvel são úteis, assim como fotografias recentes de cada divisão. Se o imóvel estiver arrendado ou tiver estado, convém levar uma ideia do valor da renda e das despesas habituais, como condomínio, seguro e impostos.
Quem não tem tudo à mão não precisa de adiar. Trabalhamos com o que existir e indicamos, no fim, o que seria útil juntar caso o proprietário queira avançar para uma fase seguinte. A consulta serve precisamente para perceber por onde começar.
- Caderneta predial ou certidão do imóvel
- Fotografias recentes de cada divisão
- Valores aproximados de renda e despesas, se existirem
- Uma lista curta das dúvidas que mais preocupam
O que a consulta não é
Convém ser claro sobre os limites. Falamos de alternativas e de aspetos práticos, e indicamos quando é sensato recorrer a outro profissional.
Também não há compromisso de contratar nada depois. Muitos proprietários vêm apenas para confirmar que a sua ideia inicial faz sentido, ou para perceber que ainda não é altura de mexer no imóvel. Ambas as conclusões são resultados perfeitamente razoáveis de uma boa conversa.
Esta franqueza faz parte da forma como trabalhamos desde 2013. Preferimos que o proprietário saia com uma noção realista do que pode ou não fazer a sair com expectativas que não conseguiríamos sustentar.
Como pedir a consulta
O pedido faz-se através do formulário na página de contactos, onde o proprietário indica o seu nome, uma forma de resposta e, em poucas linhas, o imóvel de que gostaria de falar. A Teresa Fonseca recebe os pedidos, esclarece dúvidas sobre o processo e propõe uma data para a reunião.
O preço da consulta, o que inclui e o que pode alterá-lo estão descritos na página de preços. Depois de confirmada a data, seguimos o procedimento habitual: confirmação escrita, fatura e pagamento por transferência bancária, com as condições de cancelamento indicadas na política de pagamentos e reembolsos.
Se preferir, pode também telefonar para o escritório em Coimbra, na Rua Ferreira Borges, e falar diretamente com a nossa equipa. Estamos habituados a explicar com calma cada passo, sem pressas e sem linguagem difícil.
A consulta de orientação continua a ser uma hora de conversa, agora com um pouco mais de preparação e uma ordem mais simples. Quem vem com o imóvel na cabeça e algumas dúvidas na mão sai com as alternativas à vista, sem promessas e sem pressão. Se esta fase do ano é a altura em que decide olhar para o seu património, o pedido faz-se pela página de contactos.