Marcar a consulta sem saber o que se quer perguntar
O primeiro erro que vejo, ao longo destes anos de conversas com proprietários, é marcar a consulta de orientação à espera de que a hora decida tudo. A conversa dura cerca de uma hora e serve para perceber o imóvel, os seus objetivos e as alternativas possíveis. Não serve para sair de lá com um contrato assinado nem com uma decisão tomada por outra pessoa.
Quem chega sem uma ideia, ainda que vaga, do que procura costuma ficar com a sensação de que a hora passou depressa. Vale a pena escrever, em casa, duas ou três perguntas simples: quero rendimento complementar, quero manter a casa para a família, quero apenas saber o que ela vale em uso? Basta uma folha à mão, sem formalidades.
Estas perguntas orientam a conversa e permitem que o tempo seja usado no que realmente importa ao proprietário, em vez de ser gasto a descobrir o que ainda não foi pensado.
- Escreva os seus objetivos numa frase curta
- Anote as dúvidas que já tem sobre o imóvel
- Diga com clareza o que não quer fazer
Esquecer os documentos do imóvel
Muitos proprietários trazem a vontade, mas não os papéis. Sem a caderneta predial, a certidão do registo ou, no caso de uma casa herdada, os documentos da partilha, há perguntas a que não conseguimos responder na hora. Não é um drama, mas obriga a uma segunda conversa que podia ter sido evitada.
Não é preciso reunir uma pasta completa. Basta saber onde estão os documentos principais e levar cópias ou fotografias legíveis. Se algum não existir ou estiver desatualizado, dizê-lo logo ajuda mais do que tentar disfarçar a falta.
Também convém referir o que se conhece sobre o estado da casa: obras feitas, problemas de humidade, telhado, canalização. Informação honesta, mesmo incómoda, evita surpresas mais adiante e permite uma conversa mais útil e mais calma.
- Caderneta predial e certidão do registo
- Documentos da herança, se aplicável
- Fotografias recentes do interior e do exterior
Chegar com uma única solução na cabeça
Outro engano frequente é entrar na consulta convencido de que só há um caminho, normalmente o arrendamento, porque foi o que um vizinho fez. A consulta existe precisamente para abrir o leque: arrendar, manter para uso próprio ou da família, partilhar o espaço, ou deixar o imóvel como está por agora.
Isto não quer dizer que a sua ideia esteja errada. Quer dizer que merece ser comparada com outras antes de ser escolhida. Uma opção que parece óbvia pode trazer custos de manutenção ou obrigações que só se percebem quando alguém as põe no papel.
Convido sempre os proprietários a vir com a mente aberta, mas sem pressa de decidir. A consulta serve para ver o terreno, não para escolher o destino. A comparação detalhada, quando necessária, vem depois e por escrito.
Esperar números e garantias de rendimento
Há quem espere sair da consulta com um valor de rendimento garantido. Não o damos, e desconfie de quem o faça numa primeira conversa. Cada imóvel tem localização, estado e circunstâncias próprias, e qualquer estimativa séria depende de análise e de condições que mudam com o tempo.
O que podemos fazer é explicar o que influencia o resultado: a zona, o estado da casa, os custos de manutenção, os impostos que podem ser relevantes e o tempo que cada opção exige ao proprietário. Falar disto sem fantasias é mais útil do que prometer um número.
Se alguém lhe apresentar um rendimento certo antes de conhecer o imóvel, vale a pena ficar com um pé atrás. Uma boa orientação começa por dizer o que ainda não se sabe, e isso é sinal de respeito, não de falta de resposta.
Decidir sozinho, ou sem a família à mesa
Em muitos casos o imóvel pertence a mais de uma pessoa, ou vai um dia passar para filhos e netos. Tomar decisões sem os envolver gera tensões que se arrastam durante anos. Sempre que possível, aconselho que quem tem interesse no imóvel participe na consulta, ou pelo menos seja informado do que foi falado.
Não precisa de ser uma reunião formal. Um telefonema depois da conversa, ou o envio das notas que tomou, já ajuda a que todos partam do mesmo ponto. O que cria problemas não é a divergência de opiniões, é a falta de conversa.
Quando o proprietário vem acompanhado, as perguntas são mais variadas e as respostas mais completas. Se isso não for possível, pode ser útil registar por escrito as preocupações de cada familiar para que não se percam.
Ter pressa em avançar depois da consulta
O último erro é sair da consulta com vontade de agir logo no dia seguinte: anunciar o imóvel, contratar obras, assinar o que aparecer. A consulta dá clareza, mas a decisão merece tempo, sobretudo nestas semanas de outono, em que a casa se prepara para o inverno e há tarefas de manutenção a resolver primeiro.
Dê-se uns dias para reler as notas, falar com quem for preciso e ver se as alternativas que surgiram ainda fazem sentido. Só então vale a pena passar à fase seguinte, seja uma análise mais detalhada do imóvel ou a comparação escrita das opções.
Avançar devagar não é perder oportunidade. É garantir que o passo seguinte se apoia numa escolha tomada com calma e com informação suficiente.
Quase todos os erros à volta da primeira consulta se resolvem com um pouco de preparação: objetivos escritos, documentos à mão, mente aberta, expectativas realistas e a família informada. Nada disto exige conhecimentos técnicos, apenas atenção. A consulta de orientação serve para que decida com mais clareza e menos pressa, e é nessa medida que costuma ser útil. Se tiver dúvidas sobre como se preparar, a nossa equipa esclarece-as antes de marcar a conversa.